Páginas

Nota

Arte criada com a participação dos livres pensantes Eglaene Almeida Raiany Araujo Guilherme Borges e desenho dos livres pensadores: Raiany Araujo Samuel Nascimento Arte Final: Rony de Castro

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Em nome do Pai,do filho e do Espírito Humano,Amém"

Senhores da certeza,donos da verdade, não me tirem a paciência!
Não me massacrem por não me entender ou por não concordar.
Pra mim religião e religiosidade são coisas bem distintas!

Algumas instituições religiosas não passam de pequenas empresas (em sua maioria enoormes empresas),que geram lucros pra alimentar seus sócios. A própria estrutura de algumas dessas instituições ostentam a riqueza que chega através de sua fé e do seu dinheiro.
Já outras instituições revelam uma total negação da vida cotidiana de boa parte da humanidade e se apresentam orgulhosamente contra a separação de casais, a união de pessoas do mesmo sexo, o uso da camisinha ou o aborto.
A ideologia do sacrifício, a culpa, o medo e a crença no paraíso após a morte existe como um grande alicerce político para o conformismo, a alienação e a própria desumanização da vida.
O que mais me chama atenção nisso tudo é a grande proliferação de novas seitas e instituições religiosas que ocorreu nos últimos anos,resultado de uma total falta de expectativa ideológica, social e política.
A massa controladora coloca de lado qualquer ser pensante que expresse uma ideia diferente das já existentes nos classificando como criadores do fim do mundo.
E essas instituições sanguessugas sustentam-se da vasta falta de perspectiva, a escassez de uma utopia possível, utilizando-se para isso da necessidade de convívio social de pertencer a um grupo e de 'crer em algo' para acomodar seus medos e frustrações.

Não tenho a pretensão de julgar ninguém ou afirmar o certo ou o errado. Afinal, se você encontrou Deus,deuses,Jesus,Alá, o Dr.House ou encontrou em você mesmo uma maneira de experimentar e expressar sua religiosidade, vá a fundo!
Isso porque a escolha é muito pessoal e vale buscar tudo na busca de sermos pessoas melhores.
Aliás, quero deixar claro que a palavra religião,segundo o dicionário, faz referencia a um conjunto de doutrinas ou regras.
Já religiosidade é a expressão da sensibilidade da religião com você mesmo e com o mundo ao seu redor,tanto no plano físico quanto no espiritual.
Mas não creia em tudo que eu lhe falo. Pense, pesquise, leia, releia até formar sua própria conclusão. E não perca seu senso crítico: Alimente-o!
O fanatismo é uma mecânica de separação. E outra,antes de respeitar a um deus ou ser superior é necessário saber respeitar o outro que está aí do seu lado e que é diferente de você obtendo,portanto, o direito de ter uma opnião diferente da sua.


"Posto que as religiões te prometem o paraíso,
cuida de fazer um neste mundo
porque o outro é duvidoso"

*Título do texto de uma peça de teatro que assisti.

3 comentários:

  1. "Afinal, se você encontrou Deus,deuses,Jesus,Alá, o Dr.House"

    Essa foi boa, principalmente Dr. House, kkkk

    Coloca um marcador na postagem, pra ficar ali na direita do blog, na lista dos temas, =)

    ResponderExcluir
  2. Já tá perdoada!
    É simples, espia!
    na página onde você estiver digitando a postagem, bam embaixo tem o nome "marcadores" aí você coloca o tema da postagem! Nesse caso, como já publicaste o texto, é só ir no texto publicado no fim dele você vai ver o desenho de um lápis, aí coloca o marcador.
    Marcadores servem pra juntar as postagens de assuntos iguais, entende?

    ResponderExcluir